-
Arquitetos: studio wok
- Ano: 2019
-
Fotografias:Federico Villa studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pequeno apartamento está localizado na região do Cinque Giornate em Milão, dentro de um típico edifício do pátio milanês. É habitado por uma jovem criativa e confronta tanto o pátio interno, como a rua no exterior. Por isso, se beneficia da luz natural ao longo do dia, tirando partido dela de forma diferente.
As vigas de madeira originais do telhado foram reveladas após vários anos oculta por atrás de um forro no teto. Assim, o apartamento recuperou a sua identidade histórica, ganhando, ao mesmo tempo, pés direitos mais altos.
Para separar a sala de estar da cozinha, utilizou-se uma estrutura de metal leve com vidro impresso. As transparências refletidas e a luz natural que penetra no apartamento criam uma atmosfera dinâmica na qual todos os espaços se conectam ao mesmo tempo que se dividem em diferentes cômodos.
A área central do apartamento, que contempla a entrada e o banheiro, é completamente diferente das demais. Brinca com as cores, reinterpretando o tradicional piso de cimento, típico nas casas milanesas do século passado.
A cozinha é feita sob medida: consiste em um plano de mármore Carrara e uma estrutura em Fenix de cor verde Commodoro. Depois, é definida e contida por uma estrutura metálica que serve não só como separação em relação à sala de estar, mas também como ferramenta de interação com o espaço através da luz e do vidro impresso. As sombras e as luzes mudam durante o dia e à noite todo o sistema se transforma em uma lanterna brilhante que caracteriza todo o espaço.
No banheiro, a cabine do chuveiro é um bloco que incorpora a janela de vidro, enquanto a pia está integrada e apoiada sobre um móvel que dialoga em termos cromáticos tanto com o piso de cimento, quanto com os acabamentos do chuveiro.